Order:
  1.  9
    As dificuldades de compreender o sistema totalitário: A celeuma provocada por "Origens do totalitarismo" de Hannah Arendt.Maria Cristina Müller - 2021 - Perspectivas 6 (2):41-52.
    O objetivo do presente texto é apresentar algumas das críticas que Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt recebeu e as discussões que suscitaram, demonstrando as dificuldades de compreender o sistema totalitário e a novidade que a interpretação de Arendt gerou. Entre os principais críticos estão Raymond Aron, Waldemar Gurian, Kurt Blumenfeld, Eric Voegelin e Karl Jaspers. Serão apresentadas algumas das críticas para, em seguida, estabelecer a discussão a partir da argumentação contida nos textos de Arendt. Serão utilizadas como principais referências (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    A possibilidade de novos começos.Maria Cristina Müller - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):347-376.
    Discute-se a capacidade humana de estabelecer novos começos no mundo. A pergunta que orienta a discussão refere-se à possibilidade da dignidade da política em tempos sombrios e em tempos de crise da democracia e do estado de direito. Parte-se do pressuposto de que a garantia da liberdade compõe o fundamento do Estado Democrático de Direitos, portanto a liberdade deve ser assegurada. No intuito de compreender a liberdade como pressuposto da democracia, objetiva-se elucidar a capacidade humana de trazer a novidade ao (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Os direitos são do homem ou do estado?Maria Cristina Müller & Miriam Giro - 2009 - Episteme NS: Revista Del Instituto de Filosofía de la Universidad Central de Venezuela 29 (2):41-62.
     
    Export citation  
     
    Bookmark